segunda-feira, 20 de abril de 2015

Jesus e a Vitoria da Cruz

Texto Base: (Mateus 27.26-31) Jesus foi preso pelos guardas do Templo por ordens do Sinédrio, no Getsêmani, logo após a Última Ceia, durante a qual Jesus deu seu sermão final. Depois do ato de traição de Judas foi levado a prisão e imediatamente foi jugado e condenado a morte pelo sinédrio. Os eventos que vão da ultima ceia ate a crucificação e a ressurreição de Jesus, são conhecidos como Paixão de cristo que é registrado pelos 4 Evangelistas (Mateus 26:47-56; Marcos 14:43-49; Lucas 22:47-53 e João 18:1-11). Por Poncio Pilatos (chefe Romano da Região) foi torturado e executado na Cruz do calvário.
Na época de Jesus havia vários tipos de pena de morte

· Morte por apedrejamento;
· Morte por estrangulamento;
· Morte por afogamento;
· Morte por fogueira;
· Morte por espada;
· Morte por óleo fervente.
Contudo, todas estas mortes tinham um problema – eram métodos rápidos de punir os malfeitores. Por isso, precisamente os persas e, posteriormente os romanos, inventaram um método de punição onde os condenados eram punidos lentamente. Eles inventaram a morte por crucificação. Trata-se de um método vagaroso e extremamente doloroso. A crucificação está no topo da lista das mortes mais dolorosas e torturantes que já foram inventadas.
A crucificação não era apenas a mais dolorosas das mortes, mas também era considerada como a mais humilhante. O condenado era despido e permanecia exposto assim em sua agonia. Não estamos falando de alguém que estava sendo punido por consequência dos seus erros e pecados. Naquele dia estava sendo crucificado o próprio Deus. Jesus suportou apenas 6 horas de crucificação? O evangelista Marcos afirma que o próprio Pilatos admirou-se da rapidez na qual se deu a morte de Jesus (Mc 15:44). Isto porque antes da crucificação Jesus sofreu tanto que desde o Jardim do Getsêmani quando orava, estando em agonia, aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue. (Lc 22:44). Jesus sabia do sofrimento que o esperava. Mas estava pronto para fazer a vontade do PAI. O inferno inteiro se mudou para a Palestina a fim de fazer oposição ao ministério de Jesus. O diabo estava lá em pessoa. Porque estava ali. Todos os pecados da humanidade. Jesus depois de ser levado para ser torturado por uma quarentena de acoites com um chicote chamado azorrague que tinha nas suas pontas bolas de chumbo e ossos que lhe abriram muitas feridas, o espancamento só termina quando Jesus esta a beira da morte, quase desmaiado os opressores fazem piada de Jesus quando colocam uma cana em suas mãos, como um cetro. Atiram um manto sobre os seus ombros. E lhe colocam uma coroa de espinhos, com espinhos que chegam ate 9cm de comprimentos. No momento da crucificação, o manto é retirado de suas costas, O manto, que, já havia aderido ao sangue e grudado nas feridas. Quando da a sua retirada causa dor torturante. As feridas começam a sangrar como se ele estivesse apanhando outra vez. Dai então Jesus começa a jornada ao Gólgota que significa lugar da caveira. Jesus foi crucificado, pregado com cravos de 12 cm em uma cruz que não era dele, colocada no meio de dois Mal feitores, Um deles deu testemunho de Jesus e recebeu a promessa da salvação, enquanto o outro blasfemou e foi repreendido.  Na Crucificação, Jesus passa horas de dor sem limite. Mesmo assim Jesus luta para se levantar a fim de fazer uma respiração, para falar as sete frases registradas nos Evangelhos. O corpo de Jesus chega ao extremo, desde o inicio da tortura Jesus pode sentir os calafrios da morte passando sobre seu corpo. Mas a morte não pode vencer o Senhor Jesus. Ele da um suspiro e diz: Está consumado! (João 19:30) Sua missão de sacrifício está concluída. Finalmente, ele pode permitir o seu corpo morrer. Neste momento O sol escureceu e houve Trevas durante 3 horas; Tremeu a terra e fenderam se as pedras; o véu do templo se rasgou de alto a baixo e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.
A cruz não é o fim do ministério de Jesus

A cruz não simboliza a morte de Jesus
A cruz não simboliza a derrota de Jesus
Se o diabo, por algum momento, achou que matando Jesus ele colocaria um ponto final na obra de Jesus ele se enganou.
A cruz é o triunfo

A morte de Jesus significa vida
A prisão de Jesus significa libertação
Jesus venceu!
(Cl 2.14) nos diz: Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Jesus venceu! Seu inimigo no deserto. Venceu-o na cruz. Venceu-o na morte. Só resta vencer nos corações que ainda não receberam como Senhor e salvador de suas vidas. Nosso inimigo é um inimigo vencido. E está lutando desesperadamente tentando vencer. A Bíblia diz: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (I Pedro 5:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário